TV BRASIL FIEL

TV BRASIL FIEL

Vídeo do Dia

Em 3 semanas, pescadores capturam 980 toneladas de tainha em SC

A temporada da tainha começou há três semanas em Santa Catarina e os pescadores já comemoram uma das melhores safras dos últimos 20 anos. De 1º de maio até agora já foram capturadas 980 toneladas em todo litoral.

No sábado (21) em Bombinhas, no Litoral Norte, foram capturadas 45 toneladas, o que pelos cálculos dos pescadores passam de 30 mil peixes. A temporada vai até 31 de julho.

“Está sendo considerada uma das melhores safras dos últimos 20 anos. A Federação dos Pescadores de Santa Catarina (Fepesc) tinha uma meta: alcançar 1,8 mil toneladas na pesca artesanal. Nós já estamos revendo essa meta, porque vamos ultrapassar duas mil toneladas”, afirma Ivo da Silva, presidente da Fepesc.

Na praia do Campeche, em Florianópolis, o trabalho dos vigias se estende durante todo o dia. Com vento sul aumentam a chances de chegar novos cardumes, e por isso a canoa está sempre pronta. “É só eles acionarem uma vista de cardume, nós soltamos a rede e vamos puxar para a praia”, conta o pescador Getúlio Inácio.

Preços mais baixos

O aumento da oferta acabou baixando o preço nas peixarias. “A tainha custava R$ 28 o quilo com ova. Hoje o consumidor encontra por apenas R$ 15”, afirma o vendedor Aldo Silva.

crédito: G1 SC

Nenhum comentário: